Pesquisar este blog

Como fazer sabão caseiro

Hoje em dia, há uma preocupação muito grande com a reciclagem de lixo doméstico, mas muitas pessoas ainda jogam o óleo utilizado em frituras na pia, contaminando o solo e as águas (em locais onde não há rede de esgoto) ou dificultando o tratamento do esgoto.

Você pode armazenar o óleo de cozinha usado, utilizando garrafas pet. Há muitas maneiras de reutilizar o óleo:


Como fazer sabão com óleo usado



Existem diversas receitas de sabão caseiro utilizando óleo de cozinha, mas o princípio é o mesmo: Mistura-se o óleo coado com uma parte de soda cáustica, água fervente e corantes/aromatizantes. Neste site, temos uma receita de sabão caseiro.

Aqui também podemos ver um vídeo de como fazer sabão caseiro utilizando óleo usado.

Cabe ressaltar que a soda cáustica é altamente tóxica e corrosiva, evite o contato direto da pele, olhos e boca com a mesma, utilizando luvas de borracha, óculos protetores e máscara, e procure fazer o sabão em um local bastante arejado.

como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha usado



O que fazer com o óleo usado



Caso sua intenção não seja fazer sabão, ainda assim não descarte o óleo de fritura na pia ou no ralo. Existem diversas ONGs e entidades que efetuam a coleta e reciclagem de óleo.

No Rio de Janeiro, a Disque Óleo oferece o serviço de coleta de óleo usado.

Em outras cidades, procure uma cooperativa de reciclagem e informe-se sobre a reciclagem de óleo.

Um comentário:

  1. Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.
    Como tirar o odor de peixe do óleo

    Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

    rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
    gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
    limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
    Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para dar sua opinião ou sugestão!